quinta-feira, fevereiro 09, 2006

A cadeira de Sociologia e Cultura dos MDI vem englobar toda a teoria que temos vindo a estudar ao longo do curso, mas principalmente aquela que aprofundámos no primeiro semestre da Variante Digital. O mundo está em constante mutação e desde o momento em que as novas TI's e SI's surgiram que nada é como era, nem nada voltará a ser o que é... O passado e o presente estão desactualizados e o futuro é sempre um mistério, pois não há limites na era digital.

A revolução provocada pelos meios digitais é notória e cada vez mais preponderante para a evolução do ser humano, trouxeram novas formas de comunicar e alteraram a vida de cada um de nós em todos os aspectos mais relevantes: tanto a nível social, como profissional, pessoal e familiar.

Estes meios vieram dar um novo rumo ao futuro da humanidade e nesta cadeira aprofundaremos, de certo, a sua história, os seus benefícios, bem como alguns perigos que podem decorrer do uso destes (caso sejam mal utilizados). Iremos também desenvolver bastante o nosso lado crítico e moldar certamente a nossa forma de agir e pensar perante a realidade digital em que estamos submersos actualmente.

A possibilidade que nos é dada aquando da realização do seminário é positiva, uma vez que teremos de analisar e reflectir criticamente sobre um tema que nos é proposto. Aí testaremos os nossos limites e aprenderemos a lidar e a controlar melhor as nossas emoções e pensamentos, pois estaremos a ser avaliados não só pelos professores, mas também pelos nossos colegas.

Outra vantagem da cadeira é a criação de um blog individual para cada aluno, pois aqui expressaremos aquilo que realmente pensamos acerca de determinados assuntos e mostraremos realmente o "eu" de cada um de nós. É a primeira cadeira que nos dá a possibilidade de trabalhar sozinhos e testar realmente as nossas capacidades individuais, algo muito benéfico, para quem está prestes a entrar num mercado de trabalho tão competitivo como o de actualmente. A realidade vivida fora das paredes da Universidade Católica é bem distinta desta, pois cada vez mais se não tivermos capacidades únicas e relevantes, que marquem a diferença dentro da empresa em que trabalhamos, tornamo-nos em "mais um" entre muitos.

Penso que a cadeira de Sociologia e Cultura dos MDI vem complementar e muito os intentos da Variante de Comunicação Digital, que por ser tão prática e realista nos ajuda a vencer e a dissipar muitos dos nossos medos mais frequentes, nomeadamente o de "sermos atirados aos lobos" sem capacidades para nos defendermos. No fim do semestre estaremos aptos a arguir sobre os efeitos desta era da informação "just in time" e teremos as capacidades necessárias para sobreviver nesta sociedade em que, cada vez mais, tudo se encontra à distância de um simples botão.