quarta-feira, março 01, 2006

Honda: "The power of dreams"!

Ladies and gentlemen start your engines...because "this is what a Honda feels like"...carregue no alarme, prima o botão start e entre num anúncio e carro de sonho..."venha fazer o test drive à sua curiosidade"... entre no mundo da fantasia real do novo anúncio do Honda Civic e nada voltará a ser como antes...
Sons, música, sussurros, suspiros, vozes... muitas vozes... um misto de sentimentos, sensações e arrepios, partilhado por 60 pessoas em uníssono, água...muita água, novas formas de ver o mundo, novas formas de conduzir, novas formas de fabricar carros, novas formas de fazer publicidade, novas formas de encarar o consumidor... enfim, novas formas de revolucionar, ainda mais, o mercado...
Este anúncio veio de facto trazer ainda mais inovação ao mercado da publicidade, veio mostrar que com imaginação tudo se consegue... pois o que é que convence e cativa o consumidor? O que é essencial para captar a atenção do cliente? Sem dúvida nenhuma que é a novidade e o que impressiona pela positiva e marca pela diferença, ou não vivessemos nós na época do "Império do Novo".
O novo Honda Civic ganhará, de certo muito com a sua campanha publicitária, porque anúncios com tanto impacto são muito poucas vezes produzidos... E como se uma voz não bastasse...que tal vos parece terem 6o pessoas a fazer todos os barulhos possíveis e imaginários que um automóvel faz? Quer quando se liga, quando arranca, quando vai na auto-estrada, ou nas pedras da calçada... quando abre um vidro, quando utiliza os pára-brisas, ou até mesmo quando o condutor insere um Cd e a música começa a tocar bem alto na sua batida de "pum ts pum".
Este é um anúncio produzido e pensado ao pormenor, para um público alvo bastante vasto, uma vez que tanto a publicidade como o próprio carro mostram grandes margens de manobra no que se refere ao seu target... que, na minha opinião, pode ir desde os 18 aos 65, não só pela segurança e pelos inúmeros extras que o carro mostra ter, mas pela emoção e boa disposição que tanto o anúncio como o carro transmitem... é que para ser-se jovem o mais importante é o espírito e jovialidade é algo que toda a campanha transmite em quantidades infindáveis...
Outro ponto relevante é o facto de na nossa sociedade os carros serem, cada vez mais, objectos de "desinvestimento", uma vez que a partir do momento em que saem do stand automaticamente desvalorizam brutalmente, já para não falar na quantidade de gasolina que "bebem", e na quantia de euros que temos de dispender nos seguros, nas avarias e nas "azaradas batidelas" que de vez em quando damos ou nos dão... Hoje já não são encarados como bens de luxo, mas como algo indispensável para a maioria, não só pelo puro consumismo, mas também pelo comodismo desta geração Homo Zappens...
Assim, este anúncio vem totalmente ao encontro destas características societais, pois sabe exactamente onde pegar, para captar a atenção do consumidor... durante aquele breve minuto e com a ajuda dos inúmeros e rapidíssimos clips que compõem o anúncio (Geração Clip), todos nos abstraimos destes contras que os carros têm e focamo-nos no pensamento de que o que é fashion é trocar de carro de 3 em 3 anos (no máximo)...a partir daqui, rapidamente há quem entre no mundo da ilusão e decida agendar para o dia seguinte, ao visionamento do anúncio, uma passagem pelo stand mais próximo para dar uma espreitadela no Civic...
O primeiro passo, que é levar o consumidor a procurar informação pelo artigo da marca em questão será certamente alcançado ... depois é a altura de entrarem os colaboradores/vendedores da própria empresa em acção... se a conversa for amena e conseguirem levar o comprador na certa...uma "comissãozita" está garantida, já para não falar nos lucros da marca a aumentarem vertiginosamente...
Actualmente, tudo está cuidadosamente concebido para induzir o comprador a aceder facilmente aos artigos publicitados, no entanto, às vezes fazem com que as pessoas dêem "passos maiores que as próprias pernas" e cometam algumas loucuras e devaneios por algo que não têm condições para sustentar!
O tempo dos nossos avós, em que um carro, ou qualquer outro electrodoméstico e bem, era para toda a vida já lá vai, agora quanto menos tempo as coisas durarem, melhor! Tipo de mentalidade que funciona tanto para vendedores, como para consumidores, pois uns vendem e lucram mais com estes ciclos curtos, os outros vão renovando permanentemente os seus bens e consequentemente vão estando na moda... porque o que é In é trocar frequentemente tudo aquilo que é visivel para o resto da Sociedade... o importante é incitar e viver neste mundo de aparências e futilidades...
Este é um anúncio que vem marcar um ponto de viragem na forma de encarar o universo do marketing e publicidade, pois veio unir o mundo digital ao mundo humano, aliando as melhores características de um com as do outro e tudo isto teve um resultado final brilhante.
Existem cada vez mais marcas de automóveis, e cada marca tem diferentes modelos, por isso para se sobreviver é necessário marcar-se a diferença e destacar-se de forma única e indiscutível... A abundância e diversidade do mercado automóvel é muito elevada e há muito que a Honda necessitava de se reinventar e inovar os seus modelos, pois começava a ficar desactualizada nas linhas e formas que os seus carros detinham... Se há cerca de 4 anos lançaram o Honda Jazz, um carro essencialmente feminino e continuavam a manter o Civic com linhas antiquadas e "agressivas", agora, aperceberam-se que com as mudanças no mercado e com a Era do Feminino a imergir, era prioritário remodelarem este modelo e atribuir-lhe formas mais graciosas e futuristas... irem um pouco mais ao encontro do rumo que a sociedade e o mundo está a tomar, começarem a direccionar-se mais para algo original, com algos toques femininos e ao mesmo tempo, que se fizesse acompanhar por tecnologia de ponta, ou não estivéssemos nós na Era Digital...
Querem velocidade e segurança? Aqui estão... Querem Prazer? Aqui o têm... Querem Mobilidade? O carro é um dos objectos que mais a possibilita e o spot publicitário teleporta-nos, sem dúvida, para um outro espaço... Interactividade, abundância e diversidade também não lhe faltam... perante tudo isto...palavras para quê?
Se ainda não tiveram oportunidade de ver, não esperem nem mais um segundo...acedam ao site, vejam o anúncio, construam um carro à vossa medida...enfim, naveguem rumo a outra dimensão com aquele que considero ser o melhor anúncio dos últimos tempos...
http://www.honda.co.uk/civic/

Então? Agora já percebem o que eu estava a dizer?

Para terminar gostava que reflectissem sobre um "reaproveitamento" que resolvi fazer com o slogan da Honda, por achar que mais apropriado, para a Sociedade em Rede a que estamos "conectados", não podia ser...

Era Digital = "The power of dreams" ?

Quid Iuris? (;


3 Comments:

At 3:32 da tarde, Blogger Unknown said...

O anúncio do novo Honda Civic é de facto um dos mais originais que já vi, partindo do facto que o novo e o fora do comum captam logo a atenção do consumidor... é por ai a mais valia da campanha.
Para além disso podemos ver na "bomba" linhas mais femininas e redondas deixando de lado as mais quadradas e rectas dos seus antecessores... demasiado agressivos.
Os carros são uma das indústrias onde mais se evidencia os novos valores da sociedade digital.

 
At 7:41 da tarde, Blogger Mikesm23 said...

Comprido este post Ritinha... o scroll do rato tá a deitar fumo! De resto acho que o texto tá muito bem escrito e o anúncio tá genial. Vai ser difícil superá-lo. Agora vou lanchar! Há pão fresco nas imediações...

 
At 12:19 da manhã, Blogger Catarina Dias said...

Concordo plenamente com a tua frase final. Esta era digital não só surgiu do sonho de alguém, como também faz com que nós, utilizadores das novas tecnologias possamos realizar os nossos sonhos... carros cada vez mais seguros e tecnologicamente avançados, telemóveis com tudo e mais alguma coisa... enfim, o que não há inventa-se.

 

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