sexta-feira, março 10, 2006

"Raios partam os sapos"... e já agora... a Info-exclusão

A Publicidade e a Sociedade da Informação e Comunicação (SIC) tanto se têm esforçado que o objectivo pretendido já foi atingido, transformaram um ser humano... em "produto"... e para coincidência das coincidências foi o meu amigo Fábio, ou Machadovski como ele agora se faz reconhecer... Já agora aproveito para dizer... que é incrivel como é que um finalista de um Curso de Comunicação Social e Cultural ainda não aprendeu que os direitos de autor se pagam...mas enfim... desta vez eu desculpo!(;
...continuando e agora prometo que vou "tentar falar a sério"... o post está deveras interessante e como foca um anúncio que gosto particularmente, não só por se tratar de um carro ("objecto" pelo qual tenho um enorme fascínio), mas também de um boneco tão carismático como o Cocas...o Sapo prometo que vou tentar dar o meu melhor!
Todos nós somos, cada vez mais, fruto, espelho e produtos da sociedade em que vivemos, pois agimos e pensamos de acordo com aquilo que nos induzem a pensar, não só os media mas todo o meio envolvente que nos rodeia e bombardeia com informação e publicidade, de forma a aumentar ainda mais a Era do Consumismo e da busca incessante pelo efémero, pelo esporádico e pelo que vai perdendo valor e/ou significado...
Se não forem as conversas com os amigos ou familiares muitas vezes não nos apercebemos de certos factos ou acontecimentos que estão a marcar o momento, pois há tanto para ver que por muito que estejamos informados, nunca conseguimos deter o conhecimento total dos factos, dos anúncios e das inovações digitais que vão surgindo.
Numa época em que a tecnologia se entrenha por todos os sentidos, é importante que se vá tentando e conseguindo falar a sério, pois a info-exclusão não afecta só as pessoas com menos possibilidades de se informarem (ou pelo país em que vivem, ou pela dificuldade de acesso aos meios correctos para que isso se suceda)...muito pelo contrário... e tal como vimos na conferência da Dra. Rita Figueiras, até mesmo aqueles que vivem a pensar que detêm uma cultura acima da média, por terem acesso facilitado aos órgãos de comunicação e aos meios tecnológicos, podem ser, e são, considerados info-excluídos, pois por detrás de um acontecimento há sempre muitas "supostas" verdades, mas só uma é a real.
A realidade fictícia em que vivemos, criada pela Mediocracia , faz-nos muitas vezes acreditar que a verdade é a transmitida, mas muitas vezes esta é falseada - pois é embelezada, ou fortemente invertida.
Os media são cada vez mais encarados, como o "Quarto poder" e como os restantes poderes, estes também têm formas e estratégias de conseguir captar a atenção da sociedade... os chamados jogos de "lavagem cerebral", nos quais pretendem entranhar uma determinada forma de percepcionar os acontecimentos, para que não surjam quaisquer tipos de oposições à sua forma de encarar e lidar com a situação.
O maior medo dos media é que a sociedade adquira a capacidade de se questionar por ela própria... no entanto, eu desafio a que todos passemos a estar mais atentos ao que nos rodeia e ao que se faz, só para a obtenção de maior ou menos impacto perante a OP... e consequente aumento de vendas e lucros...
Quem detém o poder nas suas mãos deve tentar cultivar a sociedade, puxar pelas suas capacidades, em vez de torná-la em algo inerte, apático e totalmente incapaz de pensar ou tomar inciativas por si próprio...
Os media e a tecnologia são de facto duas fontes preponderantes para a aquisição de conhecimento e informação, mas isto só é positivo se ela não for falseada e se estes meios forem utilizados com o fim de produzirem anúncios imaginativos, inovadores e engraçados, como o que o Fábio falou.
A velocidade, o divertimento e o prazer são uma parte integrante da mentalidade vivida e praticada actualmente, no entanto, como tudo é instantâneo e passageiro é importante pensar até que ponto esses valores vão durar... até que ponto esses valores não vão dar lugar a novos valores... ou até mesmo a valores previamente existentes...
A História é feita de ciclos, que consoante determinados momentos e perante certos acontecimentos vão sofrendo alterações, cada ciclo tem o seu término quando surge um facto primordial para que a mudança se torne irrevogável e prevaleça... Será que o caminho é a regressão ou a progressão? De certo que opto pela segunda opção, pois é no progresso que está o futuro... e por isso mesmo deixo aqui uma sugestão à BMW: já começa a ser altura de dizer "raios partam os sapos", já chegou a hora de darem lugar a qualquer outro "animalesco".
Assim e perante estes factos impõe-se a pergunta: Qual será o próximo "turning point" da humanidade?
A questão de certo prevalecerá no "segredo dos deuses"... até que o futuro se encarregue de nos ir traçando o rumo a seguir... pois pelo que sei e apesar da tremenda inovação e revolução que a Ciência e a Tecnologia têm vindo a causar... a "poção mágica" para a previsão do que nos espera, ainda não foi inventada... assim, só nos resta aguardar anciosamente...pelos próximos capítulos...
Por isso deixo-vos um conselho: "Não percam o próximo episódio, porque também não...!"